Resenha do livro: Sob a Luz do Farol




Olá minhas meninas, quanta saudade de todas vocês! Pois é, vamos voltar com tudo e por tudo em dia. Essas semanas de provas foram tranquilas, menos a terrível matemática, claro.

Para começar bem essa minha volta pro meu cantinho amado, vou resenhar um livro super bom que li para esse primeiro trimestre escolar, um romance de Sara Rifer: Sob a Luz do Farol.

Sob a Luz do Farol é um romance que passa na praia do Farol de São Tomé (onde se localiza minha humilde residência!), localizada em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. De cara já foi um grande motivo para a minha leitura, sem contar o fato de que romances me atraem. O livro conta a história de Ariana, que nasceu e foi criada na comunidade basicamente formada por pescadores (o meu pai era pescador!), só que isso não prejudicou o fato de Ariana querer estudar, conseguir conquistar uma vida melhor e muito menos encontrar o seu primeiro e único amor, Victor, que era da cidade e tinha uma condição de vida bem melhor do que a de Ariana.

O romance é fictício porém retrata bastante elementos reais, como conflitos humanos, a trajetória do petróleo brasileiro (Victor sonha em ser um grande geólogo) e a tradição cultural que abrange vários fatores super curiosos da praia. Como moro aqui desde dos dez anos de idade, se tornou prazeroso ler as partes em que a autora escreve sobre a cultura local, como a origem do Farol da Marinha, a chegada da energia elétrica, a importância dos manguezais,  as mudanças na praia com o passar dos anos e muito mais.

O livro é dividido em partes, a vida dos protagonistas Ariana e Victor vão passando com o decorrer dos anos com momentos de felicidade, como a chegada de Liara na vida dos dois, e também de tristezas, como as perdas e o final lindo e triste ao mesmo tempo.



Ao ler esse livro minha imaginação voou longe. Fiquei lembrando das conversas na família, minha avó falando dos bales que tinha no clube, minha tia falando da pescaria farta, do meu pai que enfrentava a difícil entrada no mar e por fim, da minha infância.

Realmente, de todo o coração, recomendo todos à lerem esse romance que além de lindo, é também super informativo. 


Então é isso aí meninas, essa foi a primeira de muitas resenhas de livros que rolarão por aqui. Espero mesmo que gostem de leitura e desse tipo de post. Beijão!

Ahh, infelizmente o romance da Sara não está disponível em nenhum site de compras. Pesquisarei mais e caso eu encontre, colocarei o link aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Estilo não Definido Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados