Leitura obrigatória do ano de 2013





Eba meninas, desde domingo que não postei nada por aqui. Gente cadê a vontade? Ela sumiu... Aah essa semana aproveitei e comprei meus materiais escolares! Depois faço um post mostrando eles. 

Pra quem não sabe, estudo em uma escola da rede do CNEC, e lá é obrigatório ler todo ano 3 livros. Assim todas as 3 provas de Produção Textual são baseadas nesses livros. Ano passado eu li o Querido John, O Cortiço e O Colecionador de Livros, de todos esses eu só gostei mesmo do Querido John, pois Nicholas  Sparks sempre arrasa e é do gênero que mais gosto.

Para esse ano temos mais 3 livros! E vou listar para vocês, vamos ler? 

1- Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto: Policarpo Quaresma é um major cheio de idéias nacionalistas que trabalha como funcionário público no início da República. Ao defender que o tupi se torne a língua nacional, é ridicularizado e depois internado como louco. Quando finalmente é solto, vai morar no campo e resolve transformar seu sítio em sede da reforma agrária. Apóia o marechal Floriano na Revolta da Armada mas é ignorado, acabando preso e fuzilado. Uma sátira impiedosa do Brasil burocrático, atual e reconhecível apesar de referir-se a um momento histórico marcante. 

Parece ser um pouco chato, alguém já leu?


2- O Melhor de Mim - Nicholas Sparks: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las. 

Super amo as obras de Sparks e essa não vai ter dúvidas que será a melhor do ano! Simplesmente amo. 


3- Sob a Luz do Farol - Sara Rifer: Aos 15 anos, Ariana descobre o amor, mas a vida, que já a havia feito enfrentar a dor da perda, impôs a ela um novo enfrentamento: abria  mão de sua felicidade ao lado de Victor. Oito anos depois, Victor reaparece e ariana se vê diante de um novo desafio. Será ela capaz de enfrentar as criticas de uma sociedade conservadora, unindo- se a um homem desquitado e se tornar sua concubina? Ariana terá forças para defender sua família das maldades de Isabel, a ex- mulher de Victor? O que o futuro estaria ainda reservando para aquela jovem mulher? Filha de pescador, Ariana foi criada junto a natureza. À medida em que os anos foram passando, Ariana acumulou experiências que a levaram a entender o comportamento anormal de algumas pessoas com as quais conviveu e a aprender a se relacionar consigo mesma e com o outro. Quando tudo parecia estar se ajustando.... As mudanças ocorridas na praia do Farol e na vida de Ariana eram irreparáveis e deram início a um sofrimento sem igual. A solidão de transformou em fantasma e quase a levou de sua única filha, mas a promessa que fez a Ari, seu querido pai, a trouxe de volta a razão. Mas a luz do farol já não era a mesma e os olhos de Ariana já não brilhavam mais. Esse romance nos convida a fazer uma viagem emocionante para dentro do coração. Ele nos fará rever lembranças do passado, enfrentar as mudanças do presente e acreditar nas possibilidades do futuro. Sob a Luz do farol do amor- força imensurável que nos faz seguir em frente, até que haja o reencontro final.

To super animada para ler esse romance também. Tudo porque o cenário onde a historia passa é na minha cidade! Para quem não sabe eu moro em Farol de São Tomé, no litoral de Campos dos Goytacazes - Rj. E esse livro além que retratar algumas lembranças daqui do Farol, ele também retrata a importância pelo respeito ao patrimônio cultural! Na capa do livro tem o farol, que é um dos maiores atrativos da praia campista e além do mais o monumento foi projetado pelo engenheiro francês Gustave Eilffel, o mesmo que idealizou a Torre Eiffel, de Paris. Muito legal né? Alguém aí já leu?


Para a lista dos não-obrigatórios tem: O morro dos ventos uivantes e Depois dos Quinze - Quando tudo começou a mudar!

E vocês? Quais são os livros para esse ano? Me contem!



4 comentários:

  1. Ja li ''O melhor de mim'' é liiiiiindo como todo livro do Nicholas!!Beijos
    http://meninas-por-meninas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não li, mas fui obrigada a estudar sobre o Triste Fim de Policarpo Quaresma no colégio. Eu não gostei muito não, rs...
    Beijos!
    Crashed

    ResponderExcluir
  3. Rs, tenho certeza que também não vou gostar.. =[ Beijos Karen!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Estilo não Definido Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados